Não é preciso esperar pelo dia em que carros elétricos, autônomos ou voadores irão tomar conta das ruas e dos céus para perceber a evolução na indústria automotiva. Pioneiros da inovação desde seu surgimento, fabricantes de automóveis vêm também nos últimos anos assimilando uma série de revoluções com base na crescente Indústria 4.0. Assim, inovação e a ciência estão sempre presentes nas linhas de montagem, seja na preocupação com projetos sustentáveis como na manutenção do preço final.
Mesmo que não perceptíveis aos olhos do consumidor final, otimização de tempo, aumento nos níveis de segurança na produção, praticidade e rapidez são algumas das vantagens conquistadas com os investimentos em pesquisas e desenvolvimento e aplicação de tecnologias modernas nos processos de projeto, treinamento e montagem. Veja, a seguir, como cada etapa da cadeia tem se beneficiado com a inovação:
OTIMIZAÇÃO DE TEMPO. Já na etapa inicial, um modelo em 3D faz a imersão dos funcionários e colaboradores no processo de montagem através de realidade virtual. Com recursos como esse, é possível visualizar o todo sem a necessidade de contato com o veículo real, sendo possível detectar, com grande antecedência, qualquer dificuldade ou risco.
Na hora da manutenção, a tecnologia também é um facilitador, sendo que os técnicos recebem mensagens em seus celulares avisando sobre a necessidade de atendimento ou substituição de alguma peça com problema.
SEGURANÇA. Exoesqueletos são utilizados para proteger o corpo e poupar desgastes físicos dos montadores na hora da produção. Diferentes tipos de equipamentos robóticos são acoplados aos braços, tronco ou pernas do trabalhador, permitindo que ele fique mais relaxado em determinadas posições, muitas vezes repetitivas e desconfortáveis.
Na hora de testar os carros, a segurança também é garantida pelo uso da tecnologia. Simuladores de situações de risco cada vez mais modernos, por exemplo, evitam a exposição de pilotos ao perigo real e permitem aos pesquisadores o acompanhamento dos testes a partir de uma sala de controle especial.
PRATICIDADE E RAPIDEZ. Braços mecânicos evoluem a cada ciclo e colaboram na etapa da funilaria. Eles trabalham interagindo com os humanos, dando forma às partes do carro e acelerando consideravelmente o processo produtivo.
Com a participação do “funcionário-robô”, finaliza-se a montagem de 4 veículos dentro do tempo em que, há alguns anos, apenas um seria finalizado. Carrinhos autônomos também estão entre as inovações tecnológicas que auxiliam na produção, levando peças de uma lado para o outro sem que os funcionários precisem sair de seu lugares.
Junto a isso, uma única ferramenta calibra, automaticamente, todos os parafusos do veículo. Um monitor eletrônico controla a linha completa da montagem e aponta as funções que precisam ser executadas. E o operário-montador também conta com a ação de uma máquina, que emite um foco de luz e destaca cada peça que deve ser utilizar em um determinado procedimento.
CARROS MAIS INTELIGENTES. Hoje a maior preocupação é projetar carros sustentáveis, que respeitem o meio ambiente, além de garantir que o preço das inovações seja viável para a manutenção do mercado junto ao consumidor final. No entanto, dentro dos carros, a tecnologia já marca presença, seja para oferecer mais conforto ou para garantir maior segurança. Veja alguns dos recursos que viraram realidade na última década e fazem a diferença, provando que a tecnologia rapidamente pode fazer parte do cotidiano de motoristas do mundo todo:
Sistema de info-entretenimento com tela. Oferece ao condutor a possibilidade de controlar o som do carro, o ar condicionado e os aplicativos do seu celular.
Farol inteligente com LED. Evita acidentes noturnos.
Sensor traseiro. Identifica o trânsito de pessoas ou a aproximação de objetos.
Frenagem de emergência. Prevê o risco iminente de uma colisão frontal e aciona automaticamente os freios.
Câmera de 360 graus. Uma tela no painel dá visão de parte do ambiente ao redor.
Retrovisor digital. Anula o “ponto cego” da visibilidade do motorista.
Detector de buracos e obstáculos. Sensores detectam uma falha na rua, informa autoridades responsáveis sobre o problema e avisa outros condutores – que também possuem o sistema – sobre o local e o tipo do obstáculo.
Solução 3M para carros mais econômicos, sustentáveis e sem ruídos
O design de carros muda e as tecnologias que fazem parte do seu processo de produção evoluem também. O 3M ™ Thinsulate™ Manta Acústica é uma das soluções da 3M que vem acompanhando essas demandas por parte das principais montadoras do Brasil.
O Thinsulate é uma manta de microfibras composta de poliéster e polipropileno que ajuda a dissipar ruídos produzidos durante o tráfego, reduzindo o atrito e aumentando o conforto interno do veículo, sendo muito utilizada para o preenchimento de portas, colunas, painéis, console, teto e caixa de roda e outras áreas internas do automóvel.
Entre os seus benefícios estão: a leveza, redução de 80% em peso se comparado à demais alternativas do mercado, grande flexibilidade que proporciona ótima conformação das peças, não propagação de chama, versatilidade na forma de fixação, isolamento térmico e sustentabilidade podendo ser reciclável e atóxico.
Fonte: https://3minovacao.com.br/blog/tecnologia-e-automovel-uma-parceria-de-sucesso